PROJETO VOZES LEITORAS
A Sala de Informática
Educativa (SIE) da escola municipal Amália Paumgartten localizada no bairro do
Guamá em Belém do Pará está realizando o Projeto Vozes Leitoras. A finalidade
desse projeto é desenvolver a capacidade leitora dos estudantes participantes.
O Vozes
Leitoras foi idealizado pela professora Cláudia Souza, responsável pela
coordenação da SIE nos turnos da tarde e noite e, basicamente, consiste na
gravação das vozes dos estudantes e de funcionários convidados lendo livros de
histórias.
Seguindo o
modelo de projeto orientado pelo NIED (Núcleo de Informática Educativa), o
Projeto é desenvolvido em 4 (quatro) fases:
·
Na 1ª, chamada de fase de sensibilização, desenvolvida na SIE, as crianças dos Ciclos
I e II ouviram histórias gravadas e transformadas em vídeos pela professora
responsável. Cada criança, usando um computador com fone de ouvidos, tinha
acesso aos vídeos, podendo perceber que a leitura pode ser feita com
expressividade. As crianças se mostraram bem entusiasmadas quando reconheceram
as vozes de alguns funcionários da escola que deram expressividade aos
personagens dos livros. Depois de assistir aos vídeos, foram convidadas a participar
e a aceitação foi unânime.
·
Na 2ª, fase
de aprofundamento, desenvolvida na SIE, sala de aula, sala de leitura,
biblioteca são trabalhados conteúdos referentes ao texto narrativo:
características, elementos (narrador, personagens, tempo, espaço, enredo,
conflito), estrutura, discurso direto, pontuação, muito importantes para a construção
do sentido do texto.
·
Na 3ª, fase
de produção, foram selecionados pelas professoras Cláudia Souza e Lúcia
Melo (coordenadora da Biblioteca) alguns livros de histórias infantis. Esses
livros foram apresentados aos alunos que divididos em equipes assumiram a
responsabilidade de fazer a leitura das obras. Auxiliados pela professora Cláudia
Souza, os estudantes fazem a litura conjunta dos livros a fim de tanto
compreender as mensagens dos textos quanto perceber a necessidade de empregar
bem os sinais de pontuação. Depois disso, as equipes reúnem-se na SIE para ler
e gravar as histórias. Posteriormente são feitas as mixagens das vozes no
software Audacity e edição dos vídeos no OpenShot.
·
Na 4ª, fase
de socialização, os vídeos são visualizados pelos alunos de todos os Ciclos
na SIE. São também postados no facebook da escola e no blog.
Os estudantes
participantes têm demonstrado muita alegria em participar do Vozes Leitoras. É
gratificante percebê-los valorizados como protagonistas do processo de
ensino-aprendizagem da leitura.
Um dos
desafios do projeto agora é abranger todas as crianças interessadas, pois as
atividades necessitam de bastante tempo para serem realizadas. Percebeu-se que
a escola precisa, portanto, reorganizar o tempo-espaço das suas ações pedagógicas
para poder inserir com mais eficiência as ações específicas do Projeto. Não
podemos deixar que o entusiasmo das crianças diminua. A comunidade escolar tem
valorizado o Projeto e muitos funcionários mostram-se dispostos a colaborar,
porém ainda não conseguimos, em meio às tarefas específicas de cada um,
encontrar uma maneira de agilizar as leituras e gravações.
A edição dos
vídeos tem sido realizada pela professora Cláudia Souza. A intenção agora é
realizar oficinas de vídeo para alunos dos Ciclos III e IV e pedir a
colaboração deles para a edição das histórias. Além de aprenderem noções básicas
do editor de vídeo OpenShot e do Audacity poderão ser incluídos no Vozes
Leitoras, idealizado inicialmente para os Ciclos I e II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário