quinta-feira, 8 de setembro de 2016


PROJETO VOZES LEITORAS

A Sala de Informática Educativa (SIE) da escola municipal Amália Paumgartten localizada no bairro do Guamá em Belém do Pará está realizando o Projeto Vozes Leitoras. A finalidade desse projeto é desenvolver a capacidade leitora dos estudantes participantes.

O Vozes Leitoras foi idealizado pela professora Cláudia Souza, responsável pela coordenação da SIE nos turnos da tarde e noite e, basicamente, consiste na gravação das vozes dos estudantes e de funcionários convidados lendo livros de histórias.   

Seguindo o modelo de projeto orientado pelo NIED (Núcleo de Informática Educativa), o Projeto é desenvolvido em 4 (quatro) fases:

·         Na 1ª, chamada de fase de sensibilização, desenvolvida na SIE, as crianças dos Ciclos I e II ouviram histórias gravadas e transformadas em vídeos pela professora responsável. Cada criança, usando um computador com fone de ouvidos, tinha acesso aos vídeos, podendo perceber que a leitura pode ser feita com expressividade. As crianças se mostraram bem entusiasmadas quando reconheceram as vozes de alguns funcionários da escola que deram expressividade aos personagens dos livros. Depois de assistir aos vídeos, foram convidadas a participar e a aceitação foi unânime.

·         Na 2ª, fase de aprofundamento, desenvolvida na SIE, sala de aula, sala de leitura, biblioteca são trabalhados conteúdos referentes ao texto narrativo: características, elementos (narrador, personagens, tempo, espaço, enredo, conflito), estrutura, discurso direto, pontuação, muito importantes para a construção do sentido do texto.

·         Na 3ª, fase de produção, foram selecionados pelas professoras Cláudia Souza e Lúcia Melo (coordenadora da Biblioteca) alguns livros de histórias infantis. Esses livros foram apresentados aos alunos que divididos em equipes assumiram a responsabilidade de fazer a leitura das obras. Auxiliados pela professora Cláudia Souza, os estudantes fazem a litura conjunta dos livros a fim de tanto compreender as mensagens dos textos quanto perceber a necessidade de empregar bem os sinais de pontuação. Depois disso, as equipes reúnem-se na SIE para ler e gravar as histórias. Posteriormente são feitas as mixagens das vozes no software Audacity e edição dos vídeos no OpenShot.

·         Na 4ª, fase de socialização, os vídeos são visualizados pelos alunos de todos os Ciclos na SIE. São também postados no facebook da escola e no blog.

Os estudantes participantes têm demonstrado muita alegria em participar do Vozes Leitoras. É gratificante percebê-los valorizados como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem da leitura.

Um dos desafios do projeto agora é abranger todas as crianças interessadas, pois as atividades necessitam de bastante tempo para serem realizadas. Percebeu-se que a escola precisa, portanto, reorganizar o tempo-espaço das suas ações pedagógicas para poder inserir com mais eficiência as ações específicas do Projeto. Não podemos deixar que o entusiasmo das crianças diminua. A comunidade escolar tem valorizado o Projeto e muitos funcionários mostram-se dispostos a colaborar, porém ainda não conseguimos, em meio às tarefas específicas de cada um, encontrar uma maneira de agilizar as leituras e gravações.

A edição dos vídeos tem sido realizada pela professora Cláudia Souza. A intenção agora é realizar oficinas de vídeo para alunos dos Ciclos III e IV e pedir a colaboração deles para a edição das histórias. Além de aprenderem noções básicas do editor de vídeo OpenShot e do Audacity poderão ser incluídos no Vozes Leitoras, idealizado inicialmente para os Ciclos I e II.         

 

 

Nenhum comentário: