A Escola Municipal Profª. Amália Paumgartten, localizada inicialmente no bairro do Guamá, à Av. Bernardo Sayão, Pass. São Lázaro, S/N foi inaugurada no dia 10/03/1957, com o nome de República da Venezuela, tendo como 1ª. diretora a Profª Helda Alexandria Machado Guimarães e sendo prefeito de Belém, o Sr. Celso da Gama Malcher.
Foi reformada e reinagurada em 19/03/1965 na administração do então prefeito Major Alacid da Silva Nunes, passando a denominar-se escola Profª Amália Paumgartten em homenagem a 1ª. mestra de Alacid Nunes, uma educadora entusiasta no seu compromisso com a educação, contribuindo na formação de gerações a gerações.
A 1ª. diretora da escola nessa nova fase foi a Profª Terezinha de Jesus Oliveira Quadros, sendo posteriormente substituída pelas professoras: Leonice de Lourdes Pontes, Maria das Graças Xavier de Melo, Sandra Maria Carvalho Ramos e Natalina Ribamar Santana Lima.
No ano de 1976, a escola sofreu a sua última reforma sendo prefeito na ocasião o Sr. Ajax de Oliveira. Funcionava com 05 salas de aula de 1ª a 4ª série, 02 turnos: diurno e noturno, atingindo no total 771 alunos.
O prédio da escola, situado às margens do canal da Bernardo Sayão, sofria constantes inundações das mares e chuvas, tornando-se de difícil acesso e comprometendo as instalações físicas. Sem possibilidade de realizar uma reforma no prédio, técnicos da PMB e do MEC optaram por construir uma nova escola em área adequada e dentro dos parâmetros exigidos.
Em vista disso a PMB desapropriou uma área entregando a SEDUC, que com recursos do programa Monhangara, resultante do V acordo MEC/BIRD, e do governo, foi construída esta escola, que atualmente está localizada na Pass. Santa Rosa com a Pass. Popular, S/N.
A escola foi doada à Prefeitura de Belém em agosto de 1989 pelo então prefeito Dr. Hélio da Mota Gueiros, e teve sua última reforma e ampliação em dezembro de 1992 na gestão do prefeito Augusto Resende, passou a funcionar com 12 salas de aula de 1ª a 8ª séries, duas turmas de Educação Infantil e ensino supletivo no 4º turno, com um total de 46 turmas e 1295 alunos.
Nesta nova escola os diretores foram: Natalina Ribamar S. Lima, Maria Goretti Assis, Edson Mota, Maria José Oliveira, Ângela Maria Araújo, Vicente Paulo S. Júnior e Ana Claudia Borba Pinheiro (atual).
Nenhum comentário:
Postar um comentário